quarta-feira, 26 de junho de 2013

Para Gilberto Silva, Felipão não abre mão de ter um volante de contenção


>




Em 2002, o volante Gilberto Silva era responsável pela proteção da defesa no meio de campo, na equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari. De volta à Seleção, nesta Copa das Confederações, o treinador escolheu Luiz Gustavo para a mesma função. Para o dono da posição no Penta, o comandante não abre mão de contar com um "cão de guarda" no meio.

- O Felipão gosta dessa função porque sabe da importância que ela tem dentro do time. É uma função que aparece pouco, não dá "ibope", mas a importância na proteção aos zagueiros faz com que o time sofra menos pressão. Por isso. tem que ter um jogador ali para carregar o piano - afirmou Gilberto Silva, em participação no "Arena SporTV".

Luiz Gustavo jogo Brasil contra Japão (Foto: Getty Images)

Atualmente jogando no Atlético-MG, o jogador foi deslocado para a zaga e não atua mais como volante. Mas de acordo com ele, o fato de os laterais brasileiros atacarem muito faz com que Felipão use um jogador específico para fazer a cobertura de Daniel Alves e Marcelo.

- É bem característico do nosso futebol cobrar os laterais para subirem ao ataque. Coisa que não se vê no futebol europeu, lateral subindo para atacar. E se você não tiver uma boa proteção no meio de campo, você certamente terá dificuldades contra o ataque adversário.
 

Segundo Gilberto, porém, quem atua nessa função não pode mais ser só um jogador para destruir as jogadas adversárias. No futebol moderno, muitas vezes é do volante a função começar um ataque com um passe preciso, ou até mesmo de armar um contra-ataque fulminante.

- Mas hoje não pode se limitar a ter um jogador apenas dedicado à marcação. Além de marcar, tem que ser um bom passador de bola. Porque não adianta roubar dez bolas e entregar oito.

Apesar de Felipão ter voltado ao comando da seleção brasileira em fevereiro deste ano, na derrota para a Inglaterra por 2 a 1, em Wembley, Gilberto Silva acredita que o time estará pronto em 2014.

- Tem pouco tempo de trabalho com o Felipão para ele montar o grupo da forma como ele imagina. Ele está aproveitando muita coisa deixada pelo Mano. A Copa das Confederações está sendo muito importante, porque a grande dificuldade da seleção brasileira é não disputar as Eliminatórias para competir. Então vai dar uma noção para ele de como preparar melhor o time.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...