quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pela 1ª vez no ano, Atlético-MG sai em desvantagem em um 'mata-mata'


>




Equipe de melhor campanha na fase de grupos, quando assegurou o primeiro lugar geral com antecedência, o Atlético-MG terá um desafio adicional a ser superado, na próxima quarta-feira, no Independência, contra o Newell's Old Boys para poder decidir o título da Libertadores. Pela primeira vez, na atual competição, terá que reverter a vantagem adversária.

Nas oitavas e quartas de final, quando enfrentou São Paulo e Tijuana, o Atlético-MG ampliou ou, pelo menos, manteve sua vantagem para o segundo jogo, sempre disputado no estádio do Horto, em Belo Horizonte, em razão da melhor campanha na etapa de chaves.

Contra o São Paulo, único time que o havia derrotado no atual torneio, antes do triunfo do Newell's, em Rosário, também por 2 a 0, o time de Ronaldinho Gaúcho havia vencido, de virada, por 2 a 1, confirmando sua vaga, com facilidade, no Independência, com goleada por 4 a 1.

Na fase seguinte, diante do Tijuana, no primeiro jogo no México, o alvinegro mineiro arrancou um empate em 2 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0. Dessa forma, o Atlético conseguiu sua vaga com um empate, em 1 a 1, em Belo Horizonte, em jogo dramático, quando o goleiro Victor defendeu cobrança de pênalti de Riascos, aos 47 min do segundo tempo.

"É uma situação inédita, a gente tem de saber que é difícil, mas possível. Com apoio da torcida temos condição de passar por cima disso. É preciso ter paciência, frieza", observou o atacante Jô. "É um resultado difícil de reverter contra uma equipe boa, que sabe tocar a bola", acrescentou.

O fato de decidir a vaga em casa, no estádio em que a torcida canta, "caiu no Horto, tá morto", aumenta a confiança dos jogadores atleticanos. E com Jô não é diferente. "O fato de o jogo ser dentro de casa, onde tem 52 jogos que a gente não perde e tem força grande em casa, é possível", disse o atacante atleticano.

Para Jô, uma boa preparação até a próxima quarta-feira é fundamental. E, segundo ele, isso inclui um ambiente tranquilo. "É levar com calma até quarta feira", destacou o atacante atleticano. "É um placar difícil de ser revertido, mas dentro de casa a gente já provou que é capaz de reverter, ter calma, tranquilidade, paciência, porque não tem nada perdido ainda, tem mais noventa minutos", acrescentou.

O mais experiente jogador do grupo atleticano, o zagueiro Gilberto Silva também considera possível que o Atlético-MG consiga reverter a situação e chegar à inédita e sonhada final da Libertadores. "Temos que ir para casa, digerir a derrota e saber que a competição ainda não acabou para nós", ensinou.

Não apenas na Libertadores, este ano, o Atlético saiu em vantagem em disputa no estilo mata mata. Pelo Campeonato Mineiro, o alvinegro se classificou contra o Tombense, na semifinal, ganhando os dois jogos. Já diante do Cruzeiro, na decisão do título, o time de Cuca derrotou o tradicional rival por 3 a 0, no primeiro jogo, e foi campeão, mesmo perdendo a partida da volta, por 2 a 1, no Mineirão.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...