quarta-feira, 30 de julho de 2014

R10 muda patamar do Atlético-MG


O ano de 2011 terminou para o Atlético-MG com um gosto amargo. Apesar de ter conseguido escapar de um segundo rebaixamento para a Série B do Brasileirão, após passar 15 das 38 rodadas no Z-4, o time acabou goleado pelo arquirrival Cruzeiro por 6 a 1, no último jogo da competição daquele ano - a derrota mais doída na história dos clássicos para o torcedor atleticano. De quebra, o resultado evitou a queda do rival, que em caso de derrota teria sido rebaixado pela primeira vez na história. O resultado daquele jogo rende piadas e provocações até hoje, além de, à época, ter deixado alguns jogadores marcados, com a suspeita de corpo mole. Mas talvez nenhum torcedor alvinegro imaginasse que aquele momento significaria também um recomeço na história alvinegra, da qual Ronaldinho Gaúcho faria parte desta história.
 
Como consequência daquele resultado, os jogadores foram hostilizados pela torcida na reapresentação, em 9 de janeiro de 2012, mostrando que a ferida ainda estava aberta. Os próprios atletas e a direção, na época, reconheceram a dívida com o torcedor, que nem mesmo o título estadual daquele ano foi capaz de aplacar.
 
Era preciso algo mais, algo diferente, algo que o torcedor não estava acostumado, algo que amenizasse a dor que tem cura. E esse algo se materializou antes da terceira rodada do Brasileirão. Foi no dia 4 de junho de 2012, com a chegada surpresa de Ronaldinho Gaúcho à Cidade do Galo. Contra o Bahia, dois dias depois, ele foi apenas um torcedor no Independência, já que não tinha o nome publicado no BID, e viu o time apenas empatar por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.

Ronaldinho Gaúcho no treino do Atlético-MG (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)

Três dias depois foi para valer. E, mesmo que de forma tímida, o então R49 - em homenagem ao ano de nascimento da mãe - entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Galo. Dali em diante, o alvinegro mineiro não seria mais o mesmo. Com o meia querendo provar para o Brasil e para o mundo que não estava acabado para o futebol, após saída conturbada do Flamengo, participou como protagonista da bela campanha do time no Brasileirão, que culminou com o vice-campeonato.
 
Se em campo R10 já havia comprovado do que era capaz, foi a partir da disputa da Libertadores do ano seguinte que mostrou o que representava fora dele, nas viagens pelos países da América. Foi assim na Argentina, na Bolívia onde recebeu homenagens por duas vezes e também no México, onde arrastou uma multidão para um treino.

Como se não bastasse a expansão estratosférica da marca do clube em nível internacional, Ronaldinho continuou a reger a equipe dentro de campo em boa parte da campanha que culminou com o título mais importante da história do Atlético-MG: a Libertadores. As vendas de camisas cresceram tanto que a empresa que fornecia o material esportivo na época não conseguia suprir as demandas do mercado. Como resultado veio o anúncio da ruptura do contrato com um ano de antecedência.

Jô e Ronaldinho Gaúcho Atlético-MG festa título Libertadores (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)


Queda de rendimento

Se o título veio para consagrar Ronaldinho Gaúcho, serviu também para maquiar um pouco as atuações abaixo do que vinha apresentado no início da passagem pelo clube e nas fases iniciais da Libertadores. No Brasileiro daquele ano, com a velha desculpa dos times brasileiros campeões da Libertadores de que o foco seria o Mundial dali em diante, a equipe fez campanha apenas regular - assim como R10 - e terminou na oitava posição.

Para piorar, Ronaldinho ainda teve uma grave lesão muscular, que por pouco não o tirou do Mundial de Clubes. Porém, o jogador mostrou dedicação, força de vontade e foco para se recuperar clinicamente antes do prazo previsto. Mas, na competição mais importante que o Atlético-MG havia participado em sua história mais que centenária, o craque e toda a equipe já não eram mais os mesmos. E o Galo acabou derrotado pelo marroquino Raja Casablanca nas semifinais.

 Mesmo com o fiasco do time e com a nítida queda de rendimento do camisa 10, sondagens e especulações sobre o futuro dele duraram até o início de janeiro, quando o Atlético-MG oficializou a renovação por mais uma temporada. Mas, em 2014, já sem Cuca, R10 não foi nem sombra do ídolo que se tornou no primeiro ano de sua passagem pelo Galo. 

Além da exposição exagerada no carnaval de Salvador, onde montou até um camarote próprio e cantou no trio elétrico (veja no vídeo acima), ele apareceu em clipes musicais onde o futebol não figurava nem em segundo plano. Em campo, sob o comando de Paulo Autuori, o jogador sucumbiu na Libertadores junto com a equipe, numa campanha que nem de longe lembrou a do ano anterior. Mesmo com o futebol já em baixa, R10 continuou a causar histeria por onde passou, seja em Barinas, no interior da Venezuela, em Ciudad del Este, onde fez até um cruzeirense torcer para o Galo e por fim na Colômbia, último local visitado pela delegação antes da eliminação.

O último ato da projeção mundial do jogador e que trouxe frutos para o clube foi a excursão para a China ocorrida durante a Copa do Mundo. Foram três amistosos contra equipes locais, mas no contrato havia uma cláusula: o valor total da bolsa por cada jogo só seria pago se Ronaldinho ficasse em campo pelo menos 55 minutos de cada partida, caso contrário, a redução seria de 50%.

Na volta ao Brasil, R10 não participou de nenhum jogo do Brasileiro e entrou em campo somente nas duas partidas válidas pela Recopa Sul-Americana. Dentro de campo atuações ruins, nenhum gol, mas o terceiro título conquistado em dois anos de clube. Uma despedida nítida, mas até então extraoficial, que se confirmaria na última segunda. Desde então, milhares de torcedores do Galo pelo país e pelo mundo mostram a gratidão pela mudança de patamar provocada por um ídolo mundial em apenas dois anos, num clube centenário de Minas Gerais.

Ronaldinho Gaúcho Atlético-MG (Foto: Reuters)

A quarta-feira será o dia do último ato de Ronaldinho pelo Atlético-MG. Em entrevista durante a tarde, na Cidade do Galo, o jogador concederá as últimas palavras como jogador alvinegro, já que rescindirá contrato. O futuro do meia, duas vezes melhor do mundo pela Fifa, não está definido, segundo seu irmão e empresário, Roberto Assis.

As opções de Levir Culpi para substituir R10 no Galo

A saída de Ronaldinho Gaúcho do Atlético-MG foi confirmada de forma oficial somente nessa segunda-feira e terá seu último ato nesta quarta, quando o jogador vai à Cidade do Galo conceder uma entrevista de despedida. Porém, a saída do meia do Galo começou antes, de forma dosada, já que vinha passando mais tempo fora dos gramados do que em campo em 2014.

Isso ficou mais evidente com a chegada do técnico Levir Culpi, substituto de Paulo Autuori após a derrota para o Atlético-COL, no primeiro jogo das oitavas de final. Talvez com o aval da direção do clube, o treinador tenha aberto a porta para R10 sair. Em 16 jogos sob o seu comando, o meia participou apenas de sete, sendo substituído em seis, mostrando-se claramente incomodado a cada saída. Ronaldinho só jogou 90 minutos na eliminação do Galo da Libertadores deste ano, no empate por 1 a 1 com o Nacional-COL, no Independência.
 
Ou seja, na maioria dos jogos, Levir já vinha trabalhando sem o meia, situação definitiva daqui para frente. Como recentemente a diretoria do clube descartou contratações, as opções estão dentro do próprio elenco, e o treinador já usou algumas variações sem R10, tanto táticas quanto relacionadas ao jogador que entrou. Guilherme, Dátolo e Luan brigam pela vaga.

 Os mais usados

Com relação ao esquema, o mais adotado nestes nove jogos sem R10 à frente do Galo foi o 4-3-3. Levir usou o sistema em seis oportunidades, sendo que Dátolo começou jogando quatro vezes. Foram triunfos sobre Vitória e Fluminense, empate frente ao Criciúma e derrota para o São Paulo. Contra o Goiás, no Horto, o titular foi Guilherme, e o time perdeu por 1 a 0, enquanto no triunfo sobre o Santos o time atuou sem meia de ligação, com três volantes no meio-campo.

Mas se começou mais vezes como titular nos jogos sem R10, Dátolo não foi o preferido para entrar quando a bola já estava rolando. Das seis vezes em que Ronaldinho foi sacado, Guilherme foi utilizado em cinco, enquanto Luan entrou na outra vez, justamente no jogo de despedida diante do Lanús, pela Recopa Sul-Americana. Nessa partida, R10 já deus sinais de que estava se despedindo.

Último a se juntar a esse grupo, Maicosuel dá sua opinião, porém descarta que ele mesmo possa ser uma das opções para o setor.

guilherme  atletico-mg  (Foto: Bruno Cantini/Flickr Atlético-MG)


 - Acho que é característica mais do Guilherme, inteligência de meter uma bola e deixar o companheiro na cara do gol. Por isso, acho que o Guilherme pode assumir, mas o Tardelli também, já que tem um bom passe. Eu não tenho muito essa característica, mas há muita gente no elenco que pode fazer.  

Menos usados

Levir também utilizou outros esquemas. Numa única ocasião o 3-5-2 foi adotado, na vitória sobre o Cruzeiro, por 2 a 1. Porém, o triunfo de virada só surgiu após algumas alterações do treinador, como a saída de Edcarlos para a entrada de Marion e de Tardelli, então em má fase, que cedeu a vaga para Carlos.
 
Nos outros dois jogos, justamente os últimos da equipe sem o camisa 10, Levir optou pelo esquema criado por Cuca, com o meio-campo formado por dois volantes, um meia mais centralizado, no caso Guilherme, com Tardelli aberto numa ponta e Maicosuel na outra. Contra o Bahia, empate em casa, e derrota para o Sport, na Ilha do Retiro.
 
Com esse panorama definitivo, Réver também vê Guilherme com mais possibilidades, mas acredita que a camisa 10 ficará guardada neste primeiro momento.
 
- Acho que no momento vai ficar guardadinha, mas espero que o quanto antes a gente tenha um novo camisa 10 para brigar aí com o Guilherme.

Levir Culpi, Diego Tardelli e Dátolo, no treino do Atlético-MG (Foto: bruno Cantini/Atlético-MG)

Clubes cariocas são donos das maiores dívidas, revela pesquisa


Os quatro grandes clubes cariocas estão entre os cinco devedores de tributos do futebol brasileiro. Análise da consultoria BDO, publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", revela que Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense têm as maiores dívidas tributárias, junto com o Atlético-MG, que ocupa a quarta posição na lista .

O Flamengo encabeça a relação, com valor devido estimado em R$ 386,4 milhões, seguido pelo Bota (R$ 350,9 mi) e o Vasco (R$ 270,9 mi). O Galo tem débito de R$ 258,8 milhões. O Tricolor é o quinto, com R$ 238,6 milhões (confira a lista completa na tabela abaixo).

Das 24 clubes citados no estudo, apenas quatro conseguiram diminuir sua dívida com tributos de 2012 para 2013. O Fla foi um deles, com queda de 5%. Corinthians (3%), São Paulo (3%) e Sport (21%) também reduziram seus débitos.

As posições no ranking se repetem também quando se fala do endividamento líquido. O Flamengo tem compromissos a pagar de R$ 759,4 milhões, à frente do Botafogo (698,1 mi), Vasco (518,4), Atlético-MG (438,4) e Fluminense (422,7). 

Doria e Paulinho jogo Flamengo x Botafogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Apenas cinco dos 24 clubes relacionados na pesquisa apresentaram superávit em 2013 (receitas maiores que as despesas): São Paulo, Criciúma, Ponte Preta, Corinthians e Vitória.

O Botafogo teve o segundo maior déficit, com R$ 80,29 milhões. O pior resultado foi apresentado pelo Bahia, com R$ 113 milhões de despesas maiores que as receitas, segundo a consultoria BDO.

Quando se considera o endividamento com empréstimos, o maior valor é do Atlético-PR, com R$ 210,4 milhões. Valor diretamente relacionado à verba obtida para a reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo. Em seguida, estão Atlético-MG (R$ 172,7 mi), Flamengo (R$ 112,3), Botafogo (R$ 95,2) e São Paulo (R$ 92,8).

Uma das medidas estudadas para o pagamento das dívidas é a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que deve ser votada em regime de urgência no Congresso Nacional, na próxima semana. O projeto prevê o parcelamento dos valores devidos. Caso os clubes continuem não cumprindo seus compromissos financeiros, uma contrapartida provável seria a perda de pontos no Campeonato Brasileiro. O rebaixamento sumário em função do não cumprimento das responsabilidades acabou sendo descartado em reunião entre representantes do governo, presidente de clubes e a CBF.

Dívidas dos clubes em milhões (Foto: Arte / SporTV.com)

R10 posta mensagem de despedida à torcida do Atlético-MG: "Até logo"


Ronaldinho Gaúcho, mensagem à torcida atleticana (Foto: Reprodução / Instagram)

Ronaldinho Gaúcho se despedirá oficialmente do Atlético-MG nesta quarta-feira, mas se antecipou para dirigir mensagem aos torcedores já no início da madrugada. Em sua conta no Instagram, o craque fez questão de registrar a sensação do dever cumprido, mas também o sentimento de carinho adquirido pelo clube e por todos os atleticanos durante os dois anos em que vestiu a camisa do Galo.

O jogador de 34 anos já se manifestara na noite de terça, publicando um vídeo e um depoimento sobre sua rescisão amigável, porém decidiu reservar um momento em separado aos fãs.

Confira a mensagem de R10 aos alvinegros

"Galera, amanhã me despeço oficialmente desse clube e dessa torcida. Tenho certeza de que será um momento muito emocionante para mim e para todas aquelas pessoas próximas a mim que sabem da importância que o Galo tem na minha história como jogador e principalmente como pessoa. Será o fim de um ciclo incrível, de onde só tirei coisas positivas. Amanhã será um dia difícil mas com sensação de dever cumprido! A história, o respeito e a admiração serão para sempre. Que isso seja um até logo!"

Jogadores avaliam dificuldade para encontrar um novo ídolo para o Galo


Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)

A notícia de que Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Atlético-MG chegou a surpreender companheiros do meia no desembarque da delegação nessa segunda. O semblante de tristeza e o tom do discurso davam a dimensão do que representou o fim do ciclo. Porém, os próprios jogadores tentaram enxergar o futuro do Galo sem R10, apesar de reconhecerem as dificuldades para se substituir um ídolo de seu tamanho.

Para o zagueiro Réver e o meia-atacante Maicosuel, Tardelli é um dos candidatos mais expressivos para suprir a ausência de Ronaldinho. O meia chega a citar o camisa 9, que até publicou numa rede social que o ex-companheiro é o número 1, mas conclui que é difícil a substituição.  

- Difícil falar assim, mas o Tardelli já tem essa tendência de ser ídolo do clube, mas é difícil. Todo mundo está procurando fazer história de alguma forma, mas o Ronaldo é um ídolo não só do Atlético, é um ídolo mundial. Ele é conhecido em qualquer lugar, todo mundo gosta dele. Por isso, um cara igual ao Ronaldo vai ser difícil, não vai ter.  

Réver segue a mesma linha de Maicosuel, apesar de tentar minimizar a saída do jogador.  

- Não é porque saiu o Ronaldo que vai se gerar um novo ídolo. Claro que ele tinha uma importância fundamental, um dos maiores ídolos que o Atlético pode ter tido, principalmente pelas conquistas, mas têm outros jogadores no Atlético que têm a mesma dimensão que o Ronaldo teve. No dia a dia isso vinha se comprovando, claro que é uma perda enorme, um jogador espetacular e ficamos chateados, mas como disse, há outros jogadores, como o Victor, o Jô, o Tardelli, o Léo, que têm esse cargo de ídolo da torcida por tudo que já fizeram. E que eles possam fazer ainda mais pelo Atlético.  

Para Réver, a saída do meia antes do fim do contrato não vai gerar nenhum problema ou mágoa entre clube e jogador. E como o fato está consumado é preciso dar continuidade ao trabalho no clube.  

- Acho que sai numa boa, o Ronaldo é uma pessoa muito boa, carinhosa, todo mundo tem carinho especial por ele, principalmente o presidente. Então, acho que não vai ter mágoa de nenhuma das partes. É duro, o futebol é dessa forma, mas nós temos um jogador que vem atuando bem no lugar do Ronaldo, que é o Guilherme. Ele já merecia essa oportunidade, infelizmente o Ronaldo não permaneceu, mas temos que mostrar ao torcedor que o Atlético não é só ele. Temos outras peças importantes e que vem jogando bem, e agora é dar continuidade sem o Ronaldo.  

terça-feira, 29 de julho de 2014

Alexandre Kalil afirma que R10 se tornou um dos maiores ídolos do Galo

 

Depois de ter chegado no Atlético Mineiro com uma grande desconfiança devido a sua passagem ruim pelo Flamengo, o meio-campista Ronaldinho Gaúcho não demorou muito para adquirir a confiança dos torcedores do Galo e principalmente dos dirigentes que se esforçaram para lhe contratar.

Em 2012, fez uma grande campanha no Brasileirão que levou o Alvinegro até a Libertadores do ano seguinte, e em 2013 venceu a maior competição de clubes da América do Sul, algo inédito para o Atlético Mineiro e também para a sua carreira de jogador profissional.

Na última segunda-feira, R10 anunciou que está deixando o Atlético/MG após dois anos na Cidade do Galo. Sem mágoas, o presidente Alexandre Kalil agradeceu bastante o armador, e disse que o mesmo se tornou um dos maiores ídolos da história mais que centenária do clube.

"O Ronaldo (Ronaldinho Gaúcho) se torna um dos maiores ídolos, se não o maior da torcida do Atlético. Ele nos trouxe títulos, ajudou a conquistar títulos importantes. A passagem dele é vitoriosa, e isto ficará na mente de cada torcedor", disse, em entrevista à TV Alterosa.

Kalil contou que a decisão de sair antes do término do contrato partiu do próprio Ronaldinho, mas ele já havia dado o aval ao atleta. "Eu tinha dado a palavra a ele que, se quisesse sair, era só me procurar depois da Recopa. Ronaldinho quer tomar um novo rumo, acha que já fez um ciclo, e está saindo como entrou, pela porta da frente", completou.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Atlético-MG confirma rescisão de contrato de Ronaldinho Gaúcho


Fim da novela! Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Atlético-MG. Clube e jogador entraram em um acordo e desfizeram o vínculo que já durava pouco mais de dois anos. Ronaldinho tinha contrato até dezembro com o Galo, mas a partir de agora já está disponível para escolher uma outra equipe. O futuro do atleta poderá se transformar em uma nova novela, já que alguns clubes já foram ventilados e possuem interesse em contar com o camisa 10. Boca Juniors, Fluminense e o futebol americano são os destinos mais cotados.

A reunião entre Alexandre Kalil e Assis, prevista para esta terça-feira, aconteceu já na manhã desta segunda, na casa do presidente atleticano. Na tarde desta quarta-feira, Ronaldinho irá à Cidade do Galo pela última vez e concederá sua entrevista coletiva de despedida.

R10 chegou desacreditado no Atlético-MG em junho de 2012, mas rapidamente mostrou que estava disposto a apagar a última imagem no Flamengo. Em seus primeiros seis meses no clube mineiro, R10 ajudou o Galo a terminar o Brasileirão no segundo lugar, voltando a disputar uma Copa Libertadores após 13 anos.

Com um início de ano ruim em Minas Gerais, a situação do jogador ficou ainda mais desgastada com a chegada de Levir Culpi, técnico que passou a substituí-lo com frequência, além criticar o craque publicamente pelo baixo rendimento. Após a conquista da Recopa, na última quarta-feira, Ronaldinho teve uma séries de comportamentos que serviram de indícios da saída, dentre eles a mensagem em tom de despedida no Twitter, agradecendo o clube pela parceria que "deu certo".

Na temporada passada, o craque levantou o troféu do Campeonato Mineiro além da inédita Taça Libertadores. O jogador ainda deixa o clube conquistando um terceiro título, a recente Recopa Sul-Americana. Ao todo, R10 jogou por 88 vezes com a camisa do Atlético-MG, marcando 28 gols. O meia ainda se despede do clube com a façanha de nunca ter perdido com o Galo no Independência, caldeirão onde o time se tornou imbatível nos últimos anos e palco de inúmeros shows do craque diante da Massa atleticana.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Culpi confia em setor defensivo do Atlético-MG para superar o Lanús

Culpi confia em setor defensivo do Atlético-MG para superar o Lanús


Com as lesões dos zagueiros Edcarlos e Réver, o técnico Levir Culpi passou a contar apenas com Leonardo Silva e o jovem Jemerson para formar o setor defensivo contra o Lanús. O treinador alvinegro, porém, demonstra ter confiança em ambos e mostrou tranquilidade ao discorrer sobre os atributos do prata da casa.

Segundo Levir, Jemerson já mostrou qualidade e tem condições de jogar na decisão da Recopa contra os argentinos.

"Não tenho a menor preocupação se tiver que utilizar o Jemerson, pois ele mostrou personalidade, inclusive no ataque. Ele é um jogador parecido com o Otamendi, não é alto, mas cabeceia bem. Então, nos dá certa tranquilidade. É um menino ainda, vai acertar e errar muito, mas não tenho a menor dúvida se tiver que utilizá-lo", declarou o comandante.

Além da dupla de zaga, outra preocupação da torcida atleticana é com a lateral esquerda, já que Emerson Conceição não vinha atuando bem antes da parada para a Copa do Mundo. Entretanto, Culpi garante que o ala evolui durante a excursão alvinegra na China e, assim como Jemerson, confia no jogador para atuar até no meio-campo, se preciso.

"Não tenho a menor dúvida de utilizar o Emerson pelo meio também, se precisar. Ele é um jogador muito bom fisicamente, pode jogar o dia inteiro e nunca se cansa. Tem uma condição física muito boa e tecnicamente também joga. Então, é um jogador que pode ser usado ali se for necessário", finalizou.

domingo, 13 de julho de 2014

Argentina agradece Atlético-MG pelo acolhimento na Cidade do Galo

Após mais de 30 dias hospedada em Vespasiano, a seleção da Argentina se despediu da Cidade do Galo. Os hermanos deixam o CT do Atlético-MG neste sábado e não retornam mais ao local, já que o time de Alejandro Sabella realiza sua última partida na Copa do Mundo contra a Alemanha, neste domingo.

Como retribuição ao acolhimento e hospitalidade do Atlético-MG durante a Copa, a Associação de Futebol Argentino retribuiu o carinho e colocou uma faixa de agradecimento ao time mineiro.

- Obrigado Atlético Mineiro por sua grande hospitalidade - foi escrito em uma faixa na entrada do CT, que ainda foi traduzida para o inglês e espanhol.

Victor e Jô terão dois treinos com o Galo antes da primeira final da Recopa

Ao que tudo indica, Victor e Jô deverão compor o time titular do Atlético-MG na primeira partida do Galo na final da Recopa Sul-Americana, contra o Lanus, no próximo dia 16. A partida na Argentina, a apenas três dias após a Copa do Mundo, não deverá ser problema para os dois convocados de Felipão, que encerram a participação na Copa no próximo sábado.

Após a decisão do terceiro lugar contra a Holanda, Victor e Jô serão liberados da Seleção Brasileira e ganharão folga durante todo o domingo. Ambos se apresentam apenas na segunda-feira no CT da AFA, local onde o Galo faz sua preparação para a Recopa. Antes do confronto contra o Lanús, Levir Culpi ainda deverá comandar dois treinamentos na semana que vem, na segunda e terça-feira. A tendência é que Victor e Jô já estejam presentes com o grupo.

Até o momento, Levir já começou a esboçar o time titular na primeira final contra o Lanús. O goleiro Giovanni e o atacante André, no entanto, deverão perder as vagas para Victor e Jô, respectivamente. Desta forma, o Galo deverá pegar os argentinos com o seguinte time: Victor, Marcos Rocha, Edcarlos, Leonardo Silva e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Maicosuel e Ronaldinho; Diego Tardelli e Jô.

sábado, 12 de julho de 2014

Lanús defende bom histórico em casa diante do Galo


Enfrentar adversários argentinos como visitante sempre causa certo temor aos brasileiros. Com estádios geralmente acanhados e com pressão dos torcedores, as equipes do Brasil normalmente têm dificuldades quando visitam os hermanos. Pelo que apresentou o Lanús-ARG jogando no La Fortaleza, até agora na temporada, o Atlético-MG deverá ter problemas no primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana, na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Buenos Aires.  

Lanús x Ponte Preta La Fortaleza Sul-Americana (Foto: Heitor Esmeriz)

Em 15 jogos como mandante, entre partidas pelo Torneio Final (Campeonato Argentino do primeiro semestre) e a Libertadores, a equipe da grande Buenos Aires conseguiu 10 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota – para o Atlético de Rafaela por 3 a 0, na primeira rodada do Torneio Final, com um time considerado misto.  

Na Libertadores, onde a equipe parou nas quartas de final, sendo eliminado pelo Bolívar-BOL, a equipe venceu o Caracas-VEN (pela Pré-Libertadores), Deportivo Cali-COL, Cerro Porteño-PAR e Santos Laguna-MEX, além de empates com O'Higgins-CHI e o próprio Bolívar.

Estádio Nestor Diaz Perez Lanús Sul-Americana (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

No Campeonato Argentino, foram seis vitórias: Vélez Sarsfield, Racing, Quilmes, Rosário Central, Colón e All Boys. A equipe grená empatou com o Tigre e o Newell's Old Boys, além da derrota para o Atlético de Rafaela. A equipe terminou a competição em oitavo lugar com 28 pontos. O campeão foi o River Plate.

O Lanús já tem seis reforços para o segundo semestre: voltam de empréstimo os volantes Romero e Erramuspe. Além deles, foram contratados Balbi, Gustavo Gómez e Braghieri (todos vindos do Arsenal Sarandí), além de Iván Bella (Jaguares-MEX). Os argentinos também já realizam a preparação para decisão e estão fazendo jogos-treino em Buenos Aires.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Jemerson se diz tranquilo com responsabilidade de jogar contra Lanús

Zagueiro Jemerson (à dir.) terá a chance de atuar como titular no jogo da próxima quarta-feira contra o Lanús

O jovem zagueiro Jemerson ganhou uma oportunidade que não esperava. O jogador será titular diante do Lanús, na quarta-feira, no primeiro jogo da final da Recopa Sul Americana. A partida será a mais importante da carreira do jogador, formado na base do Atlético-MG.

A oportunidade para o jovem defensor apareceu com a lesão de Edcarlos, que sofreu lesão na coxa esquerda no treino de quinta-feira e foi vetado para o confronto na Argentina. Jemerson até tenta deixar a sua participação em dúvida, mas já foi escalado como titular e é a única opção de Levir no momento. "Levir não falou ainda se vou sair jogando ou não, então não sei", disse.

"Eu estou tranquilo, vim trabalhando para isso, me preparando para quando a oportunidade chegasse eu pudesse fazer o meu melhor", observou Jemerson, que já foi escalado ao lado de Leonardo Silva entre os titulares nesta sexta-feira.

Jemerson foi formado na base do Atlético e está no time profissional atleticano há quatro temporadas, mas não participou ainda de jogos decisivos. A partida contra o Lanús será a mais importante da sua carreira.

"Todo mundo vem trabalhando comigo, Réver, Edcarlos, Leonardo Silva, para quando tiver a oportunidade de jogar eu possa ir bem", destacou o jovem atleta de 22 anos, que pouco jogou nesta temporada.

Ele espera, porém, ser pé quente e conseguir ajudar o Atlético a conquistar o inédito título da Recopa Sul Americana. "Espero que sejamos campeões, é o primeiro título da Recopa para o Atlético, espero que todos estejamos juntos para comemorar", disse Jemerson.


quarta-feira, 9 de julho de 2014

Maicosuel comemora evolução na condição física


Maicosuel posa para foto com torcedor no aeroporto (Foto: Fernando Martins)

O meia Maicosuel, aos poucos, vai adquirindo ritmo de jogo e, consequentemente, se sentindo em casa com a companhia dos novos colegas de clube. Recém chegado ao Atlético-MG, o jogador, contratado junto à Udinense-ITA, revelou que o período de dez dias de preparação em Buenos Aires será importante para estrear oficialmente com a camisa do Galo.

Maicosuel entrou como titular nos três amistosos que o time fez na China. No primeiro deles, ficou apenas 45 minutos, mas nos dois seguintes, permaneceu mais tempo em campo, o que já é um bom indício com relação ao condicionamento físico.

- Meu condicionamento está bem. O Carlinhos Neves (preparador físico do Atlético-MG) vem me preparando aos poucos. O primeiro joguei a metade. O segundo, mais um pouquinho. E o terceiro, quase o jogo todo. Estamos controlando isso e preciso adquirir ainda mais ritmo. Mas estou bem.

Sobre os dez dias de viagem à Argentina e o período em que esteve na China, Maicosuel avalia a importância de adquirir maior entrosamento com o grupo.

- Uma viagem dessa faz o grupo ficar junto e a gente ganha a oportunidade de conhecer melhor os companheiros. Temos que aproveitar ao máximo para a sequência da temporada.

A estreia oficial de Maicosuel com a camisa alvinegra será no próximo dia 16, quando o Atlético-MG encara o Lanús-ARG, na primeira partida da final da Recopa Sul-Americana. O jogo de volta está marcado para o dia 23, no Mineirão.

Luan se dedica para estar pronto para decisão com Lanús


Luan e Ronaldinho Gaúco Treino Atlético-MG  (Foto: Léo Simonini)

Luan, o xodó da torcida atleticana está de volta aos trabalhos. Não que ele tenha tirado férias pelos últimos seis meses. Pelo contrário, esteve se recuperando de grave lesão no joelho direito, mas agora o atacante está fazendo o que mais gosta: treinar com bola. A recuperação exigiu muita dedicação, principalmente na parte de fisioterapia. O jogador não esconde a alegria de voltar a fazer parte da delegação que se prepara para a primeira partida da final da Recopa Sul-Americana contra o Lanús-ARG, dia 16.

- Tem que estar feliz, não pode vir treinar triste. Agradeço a Deus por ter saúde e estar vivo, fazendo o que gosto. Ainda mais tendo a oportunidade de estar aqui, os campos aqui no centro de treinamento são maravilhosos - disse o jogador.
 
Em se tratando de uma decisão então, Luan garante foco total na recuperação da melhor condição física e técnica, apesar de confessar que está aquém da forma pelo longo tempo inativo.
 
- Normal estar travado, ainda mais pelo frio que está fazendo aqui. Mas estamos indo bem, o Robertinho (Chiari), fisiologista, está colocando os aparelhos e está gostando, estou quase chegando onde ele quer. E essa semana vai servir para eu aprimorar a parte técnica e física. Quero estar à disposição do Levir (Culpi), para caso ele precise, poder ajudar a trazer esse título importante.

Atacante Luan, Atlético-MG, posa para foto com torcedores no aeroporto (Foto: Fernando Martins)

Tudo certo

Sobre dores ou incômodos, Luan garante que são apenas musculares, já que o joelho operado está 100%.
 
- Sinto um pouco de dor ainda, não no local da lesão, mais por estar travado. O importante é que estou feliz e vamos em busca desse título da Recopa. Vou fazer o possível (para estar em campo dia 16), por isso quero me aprimorar para que possa estar à disposição do Levir.

Empresário descarta acerto do Galo com Fernando: ‘Não volta para o Brasil’


Fernando shakhtar donetsk  (Foto: Reprodução / Facebook)

O empresário do volante Fernando, do Shakhtar Donestk-UCR, descartou a possibilidade de o jogador retornar ao Brasil no meio desta temporada. Segundo Jorge Machado, o clube ucraniano deu um retorno sobre a situação e confirmou que não abre mão do ex-jogador gremista, a não ser diante de um alto valor de transação. Fernando interessa ao Atlético-MG, que chegou a caminhar bem na contratação.

- Não, o Fernando não volta para o Brasil agora. O clube lá não abre mão dele. O Atlético-MG tem a preferência, converso muito com o Kalil, foi o clube que mais procurou. Mas, infelizmente, não tem como.

O alvinegro mineiro apostava na crise político-econômica vivida pela Ucrânia para repatriar Fernando, que foi vendido ao Shakhtar há pouco mais de um ano, por 13 milhões de euros. O jogador não desejava seguir no clube, principalmente por conta da situação vivida no país. No entanto, terá que permanecer.

- A tendência é que ele fique. Para outro clube da Europa, o Shakhtar só libera em caso de venda. Mas o valor é alto, mesmo para clubes da Europa. Para voltar para o Brasil, seria algo como 13 milhoes de euros – afirmou Machado.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Diego Tardelli vive expectativa de gol 100 no Galo


Jogadores do Atlético-MG treinam no CT da AFA (Foto: Bruno Cantini \Atlético-MG)

Com 98 gols com a camisa do Atlético-MG, Diego Tardelli está próximo de entrar mais uma vez para a história do clube. Depois do título da Libertadores, em que se eternizou na memória atleticana, o camisa nove pode chegar aos cem gols pelo Galo. Mesmo enaltecendo que a conquista do título da Recopa Sul-Americana será o mais importante, Tardelli não esconde que espera atingir a marca nos dois jogos que fará contra o Lanús-ARG, na disputa pela competição internacional.

- É uma marca histórica para mim e para entrar para a história do clube. Tomara que seja o quanto antes. Quem sabe nessa final. É o que eu quero. Mas o mais importante é o título. Para mim, para o clube. E os gols serão consequências.

Tardelli é o 19º artilheiro da história do Atlético-MG, ao lado de Paulo Isidoro. Caso chegue à marca de 100 gols pelo clube, se igualará a Campos e Alvinho. O primeiro da lista é Reinaldo, com 255 gols, seguido de Dario, com 211.

 O atacante Diego Tardelli está em sua segunda passagem pelo Galo. Na primeira, entre 2009 e 2011, marcou 73 gols com a camisa alvinegra. Entre 2013 e 2014, já marcou 25 gols pelo Atlético-MG.

No primeiro jogo da decisão da Recopa, no próximo dia 16, em Lanús, Tardelli espera conseguir um bom resultado para trazer a decisão do título para o Mineirão, no dia 23.

_ Temos que fazer um bom jogo e trazer a decisão para o Mineirão. Assim teremos mais chances de começar o segundo semestre com um título importante.

Galo marca jogo-treino na Argentina, enquanto Lanús vence primeiro teste


O Atlético-MG continua com a preparação para a final da Recopa Sul-Americana, dia 16, contra o Lanús-ARG, às 22h (de Brasília), em Buenos Aires, e já está a todo vapor na capital argentina. Mesmo com o frio que paira sobre Buenos Aires, o time treinará em dois períodos quase toda a semana, sendo que apenas na quarta-feira treinará na parte da manhã.

Treino do Atlético-MG no frio de Buenos Aires (Foto: Leo Simonini)

Mas a novidade é que no próximo sábado, o time alvinegro fará um jogo-treino antes do primeiro duelo da decisão. O Atlético-MG encara o Independiente-ARG, recém-promovido à Primeira Divisão local, no período da manhã, no Centro de Treinamento da Federação Argentina de Futebol (AFA), em Ezeiza, local onde vem se preparando desde que chegou em terras hermanas, na madrugada desse domingo.

No jogo-treino a ser disputado contra a equipe argentina, uma das mais tradicionais do país e maior campeã da Libertadores com sete títulos, o técnico Levir Culpi utilizará a equipe titular no primeiro tempo da partida e um time reserva nos 45 minutos finais. O teste não é considerado amistoso porque os times nem usarão camisa de jogo, será com a de treino.

Lanús

Se o Atlético-MG venceu todos os três amistosos que disputou na China, em preparação para a final da Recopa Sul-Americana, o adversário do Galo na decisão também triunfou recentemente. O Lanús-ARG venceu por 2 a 1 o Gimnasia y Esgrima, no último sábado, no estádio Polidesportivo, em Lanús.

O atacante Oscar Benítez marcou os dois gols da equipe grená, enquanto Mendoza diminuiu para a equipe de La Plata. Por conta da forte chuva que caiu em Lanús, o primeiro tempo da partida teve 35 minutos e o segundo tempo apenas 30 minutos. Em preparação para a decisão da Recopa, o Lanús-ARG ainda encara em amistosos o Ferro Carril e o San Lorenzo durante a semana.

domingo, 6 de julho de 2014

Atlético-MG já está na Argentina para final da Recopa


O elenco do Atlético Mineiro vai assistir, de dentro da casa do rival, uma possível final de Copa do Mundo entre Brasil e Argentina. Isso porque o elenco atleticano chegou neste domingo em Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, onde ficará treinando até a final da Recopa Sul-Americana, contra o Lanús, no dia 16, primeira quarta-feira depois da final do Mundial.

A diretoria fez uma parceria com a Associação de Futebol da Argentina (AFA) e ficará treinando no CT da seleção argentina enquanto esta equipe trabalha na Cidade do Galo, CT do Atlético em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Assim, serão pelo menos 10 dias dentro de um CT de primeiro nível. "A opção por vir para cá foi, em primeiro lugar, pelas condições de treinamento. E você economiza uma viagem também. Poderíamos treinar em Ipatinga ou Uberlândia e, depois, se movimentar até Belo Horizonte e vir até aqui. Agora, você está em um centro de treinamento que oferece todas as condições", elogiou o técnico Levir Culpi.

O elenco atleticano chegou neste domingo em Buenos Aires desfalcado do seu capitão, Réver, que ainda está em tratamento de lesão no tornozelo. Assim, Edcarlos é que deverá ser titular diante do Lanús.

Outro desfalque é o goleiro Lee, que seria reserva de Giovani (Victor está com a seleção) mas foi negociado com o Acadêmica de Coimbra, de Portugal. Por outro lado, o atacante Luan e o lateral-esquerdo Pedro Botelho, que se lesionaram no comecinho da temporada, têm chances de serem utilizados. "O Réver não pôde vir, mas esse elenco está bem, em condição de participar bem desse primeiro jogo", garantiu Levir.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Kalil alfineta desempenho de R10 em 2014: 'ainda não jogou este ano'


Ronaldinho Gaúcho treina na Cidade do Galo (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Na tarde da última quarta-feira, o presidente do Alexandre Kalil oficializou sua candidatura pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) no cargo de deputado federal. O anúncio foi feito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas o homem forte do Galo também falou sobre futebol. Um dos assuntos mais comentados foi o caso Ronaldinho. Recentemente, o irmão do craque, Assis, teve uma ligação telefônica grampeada pela justiça. Na conversa, Assis comenta com um líder de uma quadrilha de cambistas que pretende levar Ronaldinho Gaúcho para o Catar, local onde o jogador passaria a ganhar cerca de 10 milhões por temporada.

- O Ronaldo tem muita consciência do que o Atlético fez para ele e o que ele fez para o Atlético. Faltam seis meses para o contrato dele acabar e ano que vem ele vai resolver com o novo presidente se ficará ou não. Mas o profissional tem que estar motivado, ele é um ser humano igual a todos, ele quer ter sucesso, quer continuar com a torcida gritando o nome e ele sabe que a torcida do Atlético exigente, chata, não pode brincar com essa torcida - falou Kalil, sobre a possibilidade de R10 deixar o Atlético-MG ao fim da temporada, quando terá seu contrato encerrado com o clube mineiro.

Adepto das alfinetadas, Kalil não deixou passar um comentário sobre a atuação do meia dentro de campo. Apesar de ter elogiado o desempenho de R10 na recente intertemporada do Galo na China, o presidente frisou que na atual temporada no Brasil, o craque ainda está aquém das expectativas.

- O Atlético tem que saber se ele quer jogar no ano que vem, porque este ano ele não jogou. Jogou lá na China, mas eu não fui, então não vi - finalizou Kalil.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Tardelli pode chegar à marca histórica pelo Atlético-MG em jogo da Recopa


Diego Tardelli comemora gol contra Fluminense (Foto: Reprodução \Premiere)

Um dos artilheiros da excursão do Atlético-MG à China, com quatro gols marcados, o atacante Diego Tardelli está prestes a completar uma marca importante com a camisa do time alvinegro. O jogador, um dos xodós da torcida atleticana, está a dois gols de marcar o centésimo com a camisa do atual campeão da Libertadores.

E a marca pode sair em um jogo importante para o clube na temporada 2014, já que o próximo do Galo é diante do Lanús, dia 16, em Buenos Aires, pela Recopa Sul-Americana, no duelo entre o vencedor da Libertadores 2013 com o campeão da Sul-Americana 2013.

O feito pode sair em um ano que Tardelli não esteve bem com as redes. Até as vezes que balançou as redes na China, Diego Tardelli só havia marcado gols em duas partidas na temporada. A primeira na vitória por 3 a 2 sobre o América-MG, em 23 de fevereiro, pelo Campeonato Mineiro, quando marcou duas vezes. Depois disso ele só voltou a comemorar gols de sua autoria em 29 de maio, quando fez um dos gols na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense.

O atacante está em sua segunda passagem pelo Galo. Na primeira, entre 2009 e 2011, marcou 73 gols com a camisa alvinegra. Entre 2013 e 2014, já marcou 25 gols pelo Atlético-MG.

Escuta telefônica flagra conversa de irmão de R10 sobre saída dele do Galo


Diego Assis sobrinho Ronaldinho (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com)

Em conversa telefônica grampeada com autorização da Justiça, o irmão e empresário do meia Ronaldinho Gaúcho, o ex-jogador Assis, deixou no ar a possibilidade de o camisa 10 deixar o Galo para jogar no futebol do Qatar. A informação foi divulgada pelo jornal O Dia. A escuta foi autorizada porque Assis estaria em contato com o argelino Mohamoud Lamine Fofana, apontado como o chefão de uma quadrilha de cambistas que revende ingressos para jogos da Copa do Mundo, e que foi preso na última terça-feira.  

Durante a conversa, que foi iniciada com Assis buscando informações sobre ingressos para jogos da Copa do Mundo, o empresário de R10 revela que tem encaminhada uma proposta para que o principal jogador do Atlético-MG vá atuar no Qatar. O valor a ser recebido seria de "10 milhões por temporada", sem referir qual seria a moeda.  

- Estou em vista de algo. Estou com a possibilidade de mandar meu irmão para fora. Tem a chance de (áudio incompreensível) ou qualquer coisa como Qatar com meus amigos de lá. A gente quer sair por pelo menos 10 milhões por temporada. (...)10 milhões. Já vi que este ano eles vão colocar como teto 10 milhões, 10 milhões e meio. E além disso, ainda tem a transferência – disse Assis.  

A assessoria de imprensa do Atlético-MG disse que desconhece qualquer negociação envolvendo o jogador, e que Ronaldinho Gaúcho tem contrato com o clube até o fim do ano. A Polícia Federal não se pronunciou oficialmente a respeito - a assessoria de imprensa informou não ter tido acesso, ainda, às gravações, e só deverá se manifestar mais tarde sobre o assunto. Assis não foi encontrado para falar da conversa gravada e divulgada pela Polícia Federal. No último dia 26, Assis garantiu, entrevista ao GloboEsporte.com, que o irmão não sairia do Galo antes do fim do contrato.

Confira o trecho da conversa entre Assis e Mohamoud Lamine:

Lamine: Você vai voltar dia 25, não é? Quando você chega? 
Assis: Você vai ficar este mês aí? 
Lamine: Até o final da Copa do Mundo. Até dia 14.
Assis: Estou em vista de algo. Estou com a possibilidade de mandar meu irmão para fora. Tem a chance de (áudio incompreensível) ou qualquer coisa como Qatar com meus amigos de lá. A gente quer sair por pelo menos 10 milhões por temporada. 
Lamine: Por quanto? 
Assis: 10 milhões. Já vi que este ano eles vão colocar como teto 10 milhões, 10 milhões e meio. E além disso, ainda tem a transferência.
Lamine: Deixa eu falar com o Kalifa Mohamed de Qatar e Mohamed de Dubai e retorno. 
Assis: Ok. Eu aguardo.

Atlético-MG tem dificuldades para fechar com Fernando, do Shakhtar


Fernando shakhtar donetsk  (Foto: Reprodução / Facebook)

O Atlético-MG tem dificuldades para concretizar a contratação do volante Fernando, ex-Grêmio, que está no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O acerto do jogador com o clube mineiro chegou a caminhar bem, mas estancou nos últimos dias. O retorno de Fernando ao futebol brasileiro seria facilitado pelos problemas político-sociais vividos pelo país do leste europeu, mas o clube ucraniano tem tentado contornar as dificuldades e manter seus atletas.

O Galo mantém conversas com Jorge Machado, empresário de Fernando. No entanto, é pouco provável que haja novidades nos próximos dias. Com isso, o clube mineiro trabalha com outros nomes, para essa e outras posições, mas negou que um deles seja o de Piatti, do San Lorenzo. O jogador argentino não estaria nos planos por conta da posição, já que o alvinegro acreditar ter bons jogadores para o setor.

Se tem dificuldades para trazer jogadores, o Galo também não deve perder ninguém. Mesmo com especulações em torno de , que interessaria ao futebol alemão, e Ronaldinho Gaúcho, cogitado para o futebol do Qatar, o Atlético-MG informou oficialmente que não tem proposta por nenhum jogador e que não foi procurado por Assis, empresário e irmão de R10, para tratar da possibilidade de saída do craque, que tem contrato até o final do ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...