sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Tardelli se escala: 'Podem contar comigo'


Diego Tardelli e André, atacantes do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)

O atacante Diego Tardelli vai para o jogo contra a Chapecoense, neste sábado, às 21h (de Brasília), no Independência. Nem mesmo o desgaste por conta da viagem de 30 horas de Cingapura até o Brasil e jogar no mesmo dia, na quarta-feira, fez com que o jogador pedisse para ser poupado do duelo do final de semana.

Segundo ele, o relógio biológico já está normalizado devido ao descanso na quinta e na sexta-feira, quando o treinamento foi apenas uma leve corrida no gramado.

- Estou dentro e confirmado. Deu para descansar ontem (quinta-feira). Estou tranquilo, 100% recuperado. Podem contar comigo. Jogo importante para se aproximar ainda mais do líder do campeonato. Não quero ficar de fora, e ainda mais em casa.

Tardelli confessou que jogar após chegar de uma viagem de 30 horas não foi correto, mas o espírito de luta falou mais alto.

Estou dentro e confirmado. Deu para descansar ontem. Estou tranquilo, 100% recuperado.
Diego Tardelli

- Sei que o que eu fiz, dentro da lógica, não é o correto, até para defender meus companheiros, Gil e Elias. Não é uma atitude correta que tomei. Mas quis estar em campo, estava me sentindo bem. É o espírito que encarnou em mim ali, queria estar com meus companheiros, queria essa vaga na semifinal. Estou vivendo um momento especial e aquele momento foi único, aquela virada contra o Corinthians vai ficar marcada.

Durante a coletiva, Tardelli voltou a reforçar que está bem para estar em campo pelo Galo contra os catarinenses.

- Por incrível que pareça, já estou no meu normal. Acordei no meu horário normal. Estou super adaptado aos meus horários. Hoje a gente não fez nada, o que me deixa descansado para estar em campo sábado à noite.

Levir faz mistério e só vai confirmar titulares no dia do jogo


Levir Culpi, técnico do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)

O técnico Levir Culpi ainda não definiu a escalação do Atlético-MG para pegar a Chapecoense, neste sábado, às 21h (de Brasília), no Independência. Como o treinador aboliu a concentração antes das partidas em Belo Horizonte, a decisão do time titular será tomada no dia do jogo, na Cidade do Galo, depois que o treinador avaliar a condição física dos atletas. 

- É até possível (poupar algum jogador) dependendo da condição do atleta amanhã (sábado). Geralmente a escalação está acontecendo aqui, na reapresentação dos jogadores para as partidas. Então vamos esperar para ver quem tem condição.

A indecisão não é para confundir o adversário. Levir ressaltou que não definiu o time porque alguns jogadores sentem o desgaste da maratona de jogos.

- Ainda não dá para definir isso. Três ou quatro jogadores estão sentindo o ritmo e vêm de vários jogos em sequência.

Ainda não dá para definir. Três ou quatro jogadores estão sentindo o ritmo e vêm de vários jogos em sequência
Levir Culpi

A preocupação da comissão técnica é tanta que o treinamento dessa sexta-feira foi apenas uma corrida leva no gramado, com os jogadores sendo liberados na sequência.

- A gente tem que reconhecer a condição física dos jogadores. Dois jogos por semana e o próximo jogo da outra semana será na terça (contra o Bahia). Então essa atividade é importante para essa recuperação.

As únicas certezas são a ausência de Leandro Donizete, que se recupera de uma lesão na coxa, e a volta de Diego Tardelli, em partidas do Campeonato Brasileiro. O último jogo do atacante na Série A foi no triunfo contra o Vitória, no Independência . Devido ao terceiro cartão amarelo e aos compromissos com a Seleção, ele desfalcou o Galo contra o Criciúma, Fluminense e São Paulo. 

O provável Galo para encarar a Chapecoense será Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Edcarlos e Douglas Santos; Josué, Luan (Maicosuel), Dátolo e Guilherme; Diego Tardelli e Carlos.

Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Galo destrói defesa do Corinthians e sai classificado às semifinais da Copa do Brasil



Foi na técnica de Guilherme. Nas mãos salvadoras de Victor. No esforço de Diego Tardelli. Na raça do time. No "Eu acredito" da torcida. No gol salvador de Edcarlos aos 41 minutos do segundo tempo. O Atlético reviveu dias de glória da Copa Libertadores 2013 e conseguiu uma virada heroica sobre o Corinthians na Copa do Brasil. Depois de perder o jogo de ida por 2 a 0, sair em desvantagem nesta quarta-feira, o Galo fez 4 a 1 no Timão e deixou o Mineirão classificado às semifinais da Copa do Brasil. O adversário será o Flamengo.

Neste sábado, o Atlético volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. Na briga para se firmar no topo da tabela, o time recebe a Chapecoense às 21h no Independência.

Nada foi obstáculo para o Galo. Diego Tardelli, depois de mais de um dia de viagem de Cingapura, onde estava com a Seleção, ao Brasil, foi para campo como titular. A dura caminhada do Atlético ficou ainda mais difícil logo aos quatro minutos de partida. Um chutão, inicialmente despretensioso, terminou em gol do Corinthians. O zagueiro Jemerson não cortou e viu Guerrero chutar na saída do goleiro Victor para fazer 1 a 0.

O desafio do Galo agora era fazer quatro gols. A torcida não desanimou. O time foi em busca, na raça e na velocidade. O goleiro Cássio teve trabalho. Segurou os chutes de Marcos Rocha e Diego Tardelli. Mas aos 23 minutos nada fez depois que Guilherme lançou Luan na área e o atacante raspou de cabeça para empatar: 1 a 1.

No seu estilo, o Corinthians se defendia e contra-atacava. Quase fez com Malcom aos 26 minutos, mas o chute saiu rente à trave.

A movimentação ofensiva do Atlético deu resultado. Aos 31 minutos, a bola passou por Dátolo, Marcos Rocha e Carlos até chegar a Guilherme. Ele bateu, a bola desviou em Anderson Martins e virou o placar: 2 a 1.

Maestro do time, Guilherme ainda deixou Diego Tardelli em condições de fazer o terceiro aos 42 minutos. Mas o atacante atleticano estava de costas e cabeceou em cima de Cássio.

Na etapa final, Luan, com dores na costela, região que sofreu fratura no clássico passado, deixou o campo chorando. Maicosul entrou e perdeu um gol incrível de cara. Ele recebeu de Tardelli e, sozinho, chutou em cima de Cássio.

Na corrida contra o tempo, o jogo ganhou em dramaticidade. O Corinthians quase marcou aos 13 minutos, mas Guerrero concluiu por cima. Dois minutos depois, Carlos carimbou a trave corintiana.

Aos 28 minutos, o gás de Diego Tardelli acabou. Foi substituído por Marion. Mas não acabou o sonho do Atlético. No minuto seguinte, Carlos ajeitou e Guilherme mandou para as redes: 3 a 1. "Eu acredito", gritava a torcida.

Aos 37 minutos, Victor salvou o Galo, se esticando para cortar o chute de Danilo. O outro salvador foi um questionado: Edcarlos. Aos 41 minutos, o zagueiro fez o gol da heroica classificação. E aos 48 minutos, com Cássio fora do gol, Marcos Rocha quase fez um golaço. Fagner tirou em cima da linha.

ATLÉTICO 4 X 1 CORINTHIANS

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Josué), Luan (Maicosuel), Dátolo e Guilherme; Diego Tardelli (Marion) e Carlos
Técnico: Levir Culpi

Corinthians
Cássio; Fagner, Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Guilherme Andrade (Elias), Bruno Henrique, Petros e Renato Augusto (Danilo); Malcom (Luciano) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

Gols: Guerrero, 4min 1ºT; Luan, 23min 1ºT; Guilherme, 31min 1ºT e 29min 2ºT; Edcarlos, 41min 2ºT

Motivo: quartas de final da Copa do Brasil
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 15 de outubro de 2014

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (BA) e Kleber Lúcio Gil (SC)

Cartão amarelo: Jemerson (ATL); Guilherme Andrade (COR)

Pagantes: 32.640
Renda: R$ 1.704.425,00

domingo, 12 de outubro de 2014

Levir Culpi valoriza triunfo em tarde de muitas dificuldades e defende André

Muitos desfalques, gramado pesado, adversário complicado e a alta temperatura em Belo Horizonte. O Atlético-MG se superou para vencer o São Paulo por 1 a 0, no Independência, e voltar ao G-4 do Campeonato Brasileiro. Todas as dificuldades encontradas pelo time atleticano foram exaltadas pelo técnico Levir Culpi após a partida.

- Esse resultado teve um aspecto emocional muito forte para a sequência do campeonato. Foi um jogo muito difícil. Nós tivemos problemas, mas o São Paulo também teve. Chegou um momento do jogo em que eu queria fazer mais uma substituição, mas não dava, porque já tinha feito as três. Os jogadores estão super desgastados, ainda mais hoje, que a temperatura foi muito acima do normal. O campo ficou mais pesado, o jogo mais preso. E isso requer mais de condição física. Mas, felizmente, tudo acabou bem para o Atlético-MG.

O retorno de Maicosuel e Marion permitiu ao comandante do Galo repetir o esquema com apenas um volante. Donizete foi o responsável principal pela marcação, com Dátolo, Maicosuel e Luan revezando na armação. Sem muito tempo para treinar, Levir citou a versatilidade do elenco para variar a tática de jogo.

- Durante o campeonato alguns jogadores se ajustam e se encaixam. As cosias, às vezes, se ajustam naturalmente, mas eu acredito no time que tem uma sequencia tática e com algumas alternativas. É o caso que nos temos. Temos jogadores que podem fazer o pivô, jogar sem pivô, volantes que saem para o jogo. É tudo uma questão de opção. A gente e procura manter uma base, mas é difícil.

Quando a fase é ruim...

Sobre André, que substituiu Jô e deixou o campo vaiado pela torcida, Levir garante que ainda confia no atacante e lamentou o momento ruim do camisa 90.

- É muita conversa, confiança e sequência. Ninguém tem a receita para o jogador voltar a fazer gols. É difícil fazer tudo caminhar ao mesmo tempo. Quando a bola entra a gente esconde os erros, porque acaba tudo certo. Ele é do Atlético-MG, eu escalei o cara para jogar bem e tem condições, mas está em uma fase ruim. Tem um limite e eu achei que ele estava no limite. Ele ia pegar na bola, tomar vaia e isso poderia prejudicar os outros jogadores. É aquela substituição que o técnico nunca gosta de fazer, mas é necessário. Neste momento a gente nunca pode deixar de confiar nos atletas.

Dátolo elogia postura da equipe e avisa que Galo ainda sonha com título

Com 47 pontos conquistados, o Galo ultrapassou Grêmio e Corinthians após vencer o São Paulo por 1 a 0, no Independência, e voltou ao G-4 da competição. O argentino Dátolo, que mais uma vez foi usado pelo técnico Levir Culpi em uma função mais recuada, elogiou a disciplina tática da equipe na vitória sobre o tricolor paulista.

- Hoje fizemos as coisas certas. Cada jogador sabia exatamente o que fazer. Então estão todos de parabéns.

Com os três pontos conquistados, o Galo não só voltou ao grupo dos quatro primeiros colocados, que garantem vaga na Libertadores, como também reduziu a vantagem para o líder Cruzeiro.
A diferença do Atlético-MG para o seu maior rival, que foi derrotado pelo Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, caiu para nove pontos.

Dátolo afirmou que o título é um sonho possível, e garantiu que enquanto houver chances, o empenho da equipe vai ser total.

- Matematicamente dá para acreditar. Se você para de sonhar, acaba tudo. Enquanto tivermos chances, vamos brigar até o final.

O Atlético-MG agora se prepara para mais dois compromissos dentro de casa. Na quarta-feira, às 22h (de Brasília), a equipe alvinegra vai enfrentar o Corinthians pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Mineirão. Já no sábado, o Galo encara a Chapecoense, no Independência, ás 21h, pela 29ª rodada do Brasileiro.

Sonhamos com o título do Brasileirão!

Os olhos estavam no campo do Independência, e os ouvidos, no que vinha do Maracanã, no Rio de Janeiro. Atlético-MG e São Paulo se enfrentaram em Belo Horizonte, neste domingo, ligados no que acontecia na partida entre Flamengo e Cruzeiro, não só pela rivalidade - no caso do Galo -, mas principalmente para projetar o que ainda podiam esperar no campeonato. Alegria em dobro para os atleticanos, que bateram os paulistas por 1 a 0 e celebraram a derrota cruzeirense, por 3 a 0, resultados que fazem o time de Levir Culpi sonhar com a possibilidade de um título - são nove pontos de distância para a ponta.

O revés não muda a situação do São Paulo, que continua a sete pontos da liderança. Mas faz a equipe lamentar mais uma oportunidade perdida de encostar na Raposa e freia a sua recuperação, após vitórias nos dois últimos confrontos - que sucederam um jejum de quatro jogos sem ganhar.

Se o título ainda é um sonho, as duas equipes mantêm a disputa por uma das vagas para a Libertadores de 2015. Com a vitória, o Galo retomou a quarta posição, com 47 pontos, e o São Paulo caiu para a terceira colocação, com 49, atrás também do Internacional, que bateu o Fluminense em casa, por 2 a 1.

Os times agora deixam o Brasileiro de lado para se concentrarem em outras competições. O São Paulo vai ao Chile, onde, na quarta, às 19h30, enfrenta o Huachipato pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana - tem vantagem por ter vencido a partida de ida, em casa, por 1 a 0. No mesmo dia, o Galo terá de virar o duelo de 180 minutos contra o Corinthians, pela quartas de final da Copa do Brasil. O time perdeu a ida, em São paulo, por 2 a 0. A decisão será no Mineirão, às 22h.

Luan gol Atlético-MG x São Paulo (Foto: Getty Images)

O jogo

A lista de desfalques das duas equipes era grande: Kaká, Souza, Tardelli e o uruguaio Alvaro Pereira estavam com suas seleções; Ganso e Paulo Miranda cumpriam suspensão; entre os lesionados, Guilherme, Réver, Rafael Toloi, entre outros. Levir Culpi ainda perdeu Jô, que faltou aos últimos treinos do time, às vésperas do duelo, e foi afastado.

Com tantos problemas, Atlético-MG e São Paulo iniciaram a partida de forma morna, com pouca criatividade e muita marcação nas intermediárias. Pato teve uma chance de abrir o placar logo no início, mas Victor fez grande defesa. Os donos da casa sofriam com a pouca produção do meio e com a dificuldade dos atacantes.

A primeira etapa se arrastou quase sem emoção até a parte final, quando chutes de longa distância de Dátolo e Michel Bastos fizeram os goleiros trabalharem - Rogério Ceni e Victor rebateram bolas complicadas, mas as sobras não foram aproveitadas.

Os anfitriões voltaram do intervalo mais acesos - ainda que a primeira boa chance tenha sido de Alan Kardec, desperdiçada. André teve a oportunidade de finalmente abrir o placar quando recebeu sozinho na área, mas escolheu tentar de puxeta e furou. A pressão, porém, continuou.

Ela só teve efeito aos 26 minutos, em boa jogada de Alex Silva, que encontrou Luan em ótima posição. Sozinho, o atacante teve calma para tocar no canto de Rogério Ceni, definindo o placar. No fim, o São Paulo esboçou reagir, mas parou na defesa rival.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Marcos Rocha não pensa em atrapalhar o rival


Lateral Marcos Rocha, do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini)

O Cruzeiro teve a chance de "ajudar" o Atlético-MG na última quarta-feira: se vencesse o Corinthians, atrapalharia o concorrente do Galo na disputa por uma vaga no G-4. Mas o rival perdeu, o que acabou atrapalhando o time comandado pelo técnico Levir Culpi.  

No próximo domingo, o Atlético-MG tem a chance de atrapalhar o Cruzeiro caso perca para o São Paulo, vice-líder do Brasileiro. Mas se depender de Marcos Rocha, o Galo não vai ajudar o rival, mesmo que isso seja apenas consequência do objetivo atleticano no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Independência.  

- Sem chance. Será na nossa casa. Tem a nossa invencibilidade lá dentro, com o apoio da nossa torcida. Sem essa de entrar com corpo mole contra o São Paulo para atrapalhar para o Cruzeiro. A gente precisa do resultado.  

Marcos Rocha sabe que só a vitória em cima do Tricolor paulista servirá para o Galo, que caiu do quarto para o sexto lugar na rodada, com 44 pontos.  

- Agora é voltar ao G-4. Jogo difícil mas a gente tem possibilidade de conquistar os três pontos.

Maicosuel é o foco das atenções na Cidade do Galo em reapresentação

Maicosuel, meia do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)

A declaração do técnico Levir Culpi após o empate com o Fluminense, dizendo que Maicosuel pode jogar contra o São Paulo, fez dele o centro das atenções na reapresentação do Atlético-MG, na tarde desta sexta-feira, na Cidade do Galo. Fora do G-4, a equipe enfrenta neste domingo, às 16h (de Brasília), no Independência, o Tricolor paulista.

Maicosuel foi liberado do departamento médico após mais de um mês tratando uma lesão no adutor da coxa esquerda. O jogador voltou a treinar na última semana e se tornou opção para o duelo com o São Paulo. Esta partida pode recolocar o Galo no G-4 do Brasileirão, desde que, Grêmio e Corinthians tropecem na rodada.

Os jogadores titulares no jogo contra o Fluminense fizeram um treino regenerativo e foram liberados, enquanto aqueles que não começaram a partida no Rio de Janeiro, foram para o campo, para uma atividade leve. O Atlético-MG está na sexta posição com 44 pontos.

Maicosuel manda recado: “Estou à disposição”


Maicosuel meia Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini \Flickr Atlético-MG)

O meia Maicosuel já está completamente recuperado da lesão muscular que o deixou fora de ação por mais de um mês. No entanto, o aproveitamento dele na partida deste domingo, contra o São Paulo, às 16h (de Brasília), no Independência, vai ficar a critério do técnico Levir Culpi, que ainda não decidiu se irá escalar o jogador como titular. Entretanto, o treinador sinalizou que adotará cautela para utilizar o atleta.

- Difícil, porque ele treinou pouco. Nós observamos ele no treinamento e, aparentemente, ele foi bem. Até tem a possibilidade de utilizá-lo, mas vou com um pouco mais de precaução porque ele está voltando de contusão e preocupa a entrada dele incialmente.

Maicosuel garante que não está 100% fisicamente, mas quer ajudar  o time e não esconde a felicidade de poder voltar a ser opção do técnico.

- Feliz por estar voltando. Nenhum jogador gosta de ficar machucado. Eu estou bem. Sabemos que na parte física não estou 100% e isso vou adquirir só nos jogos, com ritmo de jogo. Mas estou à disposição dele para ajudar.

Os jogadores do Atlético-MG fazem o último treino antes de enfrentar o São Paulo neste sábado. O duelo é uma briga direta por um lugar no G-4. O Galo ocupa a sexta posição com 44 pontos, cinco a menos que o tricolor paulista, vice-lider.

Levir cita improviso para montar o Galo

Depois de encarar o Fluminense, sétimo colocado do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG tem mais um duelo direto contra outra equipe que briga por um lugar entre os quatro primeiros colocados da competição. Agora em casa, o Galo recebe o São Paulo, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Independência. Para o técnico Levir Culpi, a partida contra o Tricolor paulista terá suas semelhanças em relação ao duelo contra os cariocas e também com o encontro no primeiro turno, no Morumbi, jogo vencido pelo São Paulo por 2 a 1

- Imagino um jogo parecido com o do Fluminense e parecido com o do Morumbi. Lembro bem que tivemos oportunidade de vencer a partida e tomamos um gol no fim. Vai ser um jogo bem equilibrado e com oportunidades para os dois lados - considera o técnico.

Sempre com muitos desfalques, seja por lesão, suspensão ou jogadores na seleção, o técnico Levir Culpi tem quebrado a cabeça para montar o time do Galo. Para tentar suprir as ausências, ele mexe até no esquema tático, surpreendendo a todos nessas mudanças, como foi na partida contra o Fluminense. O treinador preferiu usar apenas um volante e colocou três homens de qualidades ofensivas no meio.

- Algumas coisas eu tenho decidido até de improviso, porque nós não estamos treinando. Vejo a possiblidade e tenho utilizado. Mas são opções que a gente pode utilizar por causa das características dos jogadores. Nós não estabilidade ainda, o time oscila algumas vezes, mas na maioria dos jogos nós sempre tivemos a oportunidade de vencer algumas vezes – esclareceu o comandante do Galo.

Levir Cupi, técnico do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...