A pré-temporada é importante para a preparação dos atletas. Isso, todo mundo sabe. Mas, para três jogadores de destaque do Atlético-MG, o período de treinamentos, que antecedem o calendário de competições, é considerado fundamental para um 2015 de alto nível. O volante Rafael Carioca, o meia Maicosuel e o atacante Luan participam da primeira pré-temporada pelo Galo. Enquanto os dois primeiros chegaram ao clube no decorrer do ano passado, o terceiro foi impedido de participar das duas últimas por conta de lesão.
Rafael Carioca veio do Spartak Moscou-RUS, em agosto do ano passado. Rapidamente entrou como titular, mas teve uma lesão grave, que o deixou fora de dois meses da equipe. Na reta final da temporada, recuperou-se e jogou as finais da Copa do Brasil.
Por causa da lesão, Carioca vê nos treinamentos diários de preparação para 2015 a chance de ter um ano longe do departamento médico.
- A pré-temporada para mim vai ser importante para não ter lesão. Ano passado, eu tive uma lesão grave quando estava bem. Mas esse ano estou fazendo uma boa pré-temporada. Estou me sentindo bem e acredito que estou evitando o risco de lesão.
O meia Maicosuel, por enquanto, está entre os reservas, em busca pela titularidade. Contratado no meio de 2014 da Udinese-ITA, o jogador sofreu com lesões musculares ao longo do segundo semestre, fato que o prejudicou a se firmar como titular da equipe de Levir Culpi.
Agora, com a participação na pré-temporada, Maicosuel acredita em um ano ainda melhor para ele e para o clube.
- A gente sabe da importância da pré-temporada, sem lesões. Espero fazer o melhor. Tenho certeza da minha qualidade e vou levar essa confiança dentro de campo. Esperamos que esse ano possa ser melhor do que ano passado. Trabalhar bem para que a gente possa ter um ano bom.
Pela primeira vez
O caso de Luan é ainda mais amplo. O jogador vai para o terceiro ano de Atlético-MG e só agora irá participar da pré-temporada. Chegou ao clube em 2013 com uma lesão no púbis e ficou de fora da preparação do time. Ano passado, Luan se reapresentou com uma lesão grave no joelho, que o tirou de combate por sete meses.
O jogador não via a hora de voltar a fazer uma pré-temporada, seja para se entrosar ainda mais com os companheiros, seja para melhorar o bom rendimento que vem tendo com a camisa do Atlético-MG.