segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Atlético-MG quer provar desvantagem na inscrição de jogadores para o Mundial de Clubes


>



O Atlético não está confortável com uma situação específica que pode prejudicar o time no Mundial de Clubes em Marrocos, no final deste ano. A diretoria do Galo trabalha nos bastidores, em silêncio absoluto, para que consiga inscrever suas contratações para o campeonato mais importante de seus 105 anos de História.

Após o título da Libertadores, o Atlético foi informado que a Fifa não deixa a inscrição de atletas que não estavam no clube até o fechamento da janela internacional para os times brasileiros, encerrada no dia 19 de julho (tudo para evitar que jogadores sejam trazidos pelos clubes só para disputarem o torneio na África). Porém, o contra-argumento que o Alvinegro usará, junto à maior entidade de futebol do mundo, é que o Bayern de Munique, considerado como o principal rival do Galo em Marrakech, terá vantagem nesta questão.

Fora a diferença de orçamento entre os alemães e os brasileiros, o time de Guardiola poderá usar jogadores contratados até o fim de agosto (quando a janela do verão europeu encerra), configurando, assim, para o Atlético, uma desvantagem que pode ser evitada, bastando o bom senso da Fifa.

– Ainda estamos trabalhando nisso. Há um cuidado para que não tenhamos um uso negativo da mídia nisso, pois pode parecer que o Atlético está forçando uma situação. Acreditamos que é uma situação injusta para nós, porque não poderemos inscrever jogadores contratados agora, mas o Bayern poderá usar novos atletas que vierem para o clube até o final de agosto, o que lhe dá mais tempo de achar um reforço – disse uma fonte direta da diretoria.

CBF vai ajudar?

Até o momento, o Galo parece não ter encontrado dificuldades de se chegar até a Fifa e tratar. Porém, ele precisará da ajuda da CBF, já que a Confederação é a afiliada da Fifa. E, tendo em vista a questão do não uso do Independência na final da Libertadores e as críticas de Kalil para Marin, a relação Galo e CBF pode não ser tão harmoniosa.

Corinthians e Santos: sucesso e falha nesta questão

O Atlético possui dois exemplos nacionais de problemas na inscrição de jogadores para o Mundial de Clubes. O pior pesadelo da torcida é que a Fifa mantenha a postura que adotou com o Corinthians, no torneio do ano passado.

Em 2012, o Timão contratou o volante Guilherme, da Portuguesa, no dia 15 de agosto, sendo que a janela de transferências internacionais havia se encerrado no dia 20 de julho. Mas a Fifa não quis nem saber e negou o pedido do Corinthians em inscrever o marcador junto com outros 22 atletas do Parque São Jorge.

Mas um exemplo de sucesso veio em 2011, quando o Santos, que derrotou o Peñarol na final da Libertadores, contratou o ex-atleticano Wason Rentería em setembro daquele ano. O Peixe pôde colocá-lo na lista de atletas que acabaram fracassando no Japão, com a derrota por 4 a 0 para o Barcelona do mesmo Guardiola que deve estar na final contra o Galo em Marrocos.

O caso de sucesso santista, porém, pode não ser suficiente para o Galo ter sua solicitação aceita pela Fifa. Isso porque o Corinthians usou esse exemplo para o volante Guilherme e foi sumariamente ignorado pela entidade máxima do futebol.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...